sexta-feira, 12 de junho de 2020

1º ANO - 5ª SEMANA - Civilizações da Antiguidade - MESOPOTÂMIA


A escrita mesopotâmica foi chamada de cuneiforme porque era feita de sinais que tinham a forma de cunha, e os escribas usavam um estilete para desenhar as letras nas tábuas de argila.
ATIVIDADE 1

1) Com o propósito de estudar s civilizações antigas, os historiadores se debruçaram sobre dois tipos de vestígios  deixados pelas pessoas que viveram no passado: os voluntários e os involuntários. Qual é a diferença entre eles?

2) A Pedra de Roseta, encontrada por uma expedição científica e militar francesa no Egito em 1799, foi um dos achados arqueológicos mais importantes para os futuros estudos sobre a antiga civilização egípcia. O que é a pedra de Roseta e por que é tão importante?

3) Em todas as principais cidades da Mesopotâmia, dois edifícios se destacam e dominavam a paisagem: o palácio e o zigurate. Quais eram as funções do zigurate?

4) Foram os povos que habitavam a Mesopotâmia que desenvolveram uma das mais antigas formas de escrita, usada para registrar seus bens e as transações comerciais. Como é chama essa escrita e por que recebe esse nome?

5) Quais os países atuais que se localizam na região da Antiga Mesopotâmia? 

6) Na antiga Mesopotâmia, como todo antigo Oriente, a principal atividade econômica foi a agricultura. A fim de tirar melhor proveito das águas dos rios Tigre e Eufrates, grandes obras hidráulicas foram construídas, como canais de irrigação, barragem e poços. 
a) A quem era a responsabilidade de cuidar dos canais de irrigação?
b) Quais eram as finalidades dessas obras hidráulicas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário