sexta-feira, 18 de setembro de 2020

3º Ano - PET 4 - 3ª Semana - GLOBALIZAÇÃO


 

 

GLOBALIZAÇÃO

Globalização é o ato ou efeito de globalizar. Historicamente, o processo consiste no aumento das relações entre os países a partir da diminuição das suas distâncias. Essas relações são principalmente econômicas, mas também sociais, culturais ou políticas.

A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.

No último século, o processo de globalização se acelerou bastante devido à Terceira Revolução Industrial (ou Revolução Técnico-Científico-Informacional). Ela promoveu a evolução das tecnologias de transporte e comunicação, de modo que a distância e as fronteiras geográficas se tornam cada vez menores. Isso contribuiu diretamente para o aumento das trocas comerciais entre os países, sobretudo para a velocidade em que essas trocas acontecem.

Apesar do aumento das trocas comerciais, os recursos disponíveis nos séculos XV a XVII eram muito diferentes dos que surgiram com a Terceira Revolução Industrial no século XX. Na Era das Navegações, tecnologias como caravelas, bússolas, pólvora e a invenção da imprensa foram importantes para as conquistas. A partir do século XX, surgem contextos político-econômicos, culturais e tecnológicos mais favoráveis à globalização.

 

Globalização econômica é o processo econômico e social que estabelece a integração entre países e pessoas do mundo todo.

Através dele, empresas, países e instituições realizam trocas financeiras, culturais e comerciais sem restrições ideológicas.

A globalização econômica é um fenômeno que foi aprofundado após a Queda do Muro de Berlim, em 1989. A partir deste momento, deixou de existir a divisão que vigorava no mundo entre países capitalistas e socialistas.

Com isso houve um aumento de fluxo de mercadorias e transações financeiras. Dentro desse contexto, várias associações entre países surgiram como o Mercosul, APEC, Nafta, etc.

Associando-se em blocos econômicos, os países conseguem mais força nas relações comerciais.

As empresas transacionais que comercializam no mundo todo são os principais agentes da globalização econômica.

É certo que ainda falamos de governo e nação, no entanto, estes deixaram de representar o interesse da população. Agora, os Estados defendem, sobretudo, as empresas e bancos.

Na maior parte das vezes são as empresas americanas, europeias e grandes conglomerados asiáticos que dominam este processo.

FASES DA GLOBALIZAÇÃO

Para facilitar o entendimento, a globalização pode ser dividida em quatro fases:

  • 1ª fase (séculos XV – XVIII): Grandes Navegações e Descobertas Marítimas – Revolução Industrial.
  • 2ª fase (séculos XVIII a XX): Revolução Industrial – 2ª Guerra Mundial: expansão do capitalismo.
  • 3ª fase (final do século XX): 2ª Guerra Mundial – queda do Muro de Berlim, fim da União Soviética e do regime socialista, Guerra Fria.
  • 4ª fase (século XXI): Nova Ordem Mundial: domínio do capitalismo no mundo.

CARACTERÍSTICAS DA GLOBALIZAÇÃO

A maior característica da Globalização é o surgimento das empresas transnacionais. São empresas que possuem matriz em um país desenvolvido e atuam com filiais em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos.

Dessa forma, as empresas transnacionais expandem seu mercado consumidor. Também se beneficiam da mão de obra barata, isenção de impostos, doações de terrenos e outros incentivos oferecidos pelos governos dos países.

Outra característica marcante da Globalização é a interferência nos aspectos culturais de uma sociedade. Certos hábitos incomuns para um determinado país passam a ser normais, pois são aprendidos pela TV e internet.

Estes hábitos podem ser alimentares, o que é evidenciado pelas redes de fast food globais, por exemplo. Podem ser também de consumo de moda, com a atualização das vitrines das grandes lojas de departamento com as mesmas roupas no mundo inteiro.

Veja as principais características da Globalização:

  • Aumento das relações econômicas entre os países;
  • Maior produção e consumo de bens e serviços globais;
  • Informações disseminadas instantaneamente;
  • Surgimento de empresas multinacionais e transnacionais;
  • Surgimento de blocos econômicos e diminuição de barreiras comerciais;
  • Avanços tecnológicos e meios de comunicação;
  • Economia informal.



GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA

Globalização econômica tem seu foco nas relações comerciais. Ou seja, num processo econômico e social que determina a integração entre países e pessoas do mundo todo.

Por meio desse processo, empresas, países e instituições fazem trocas financeiras e comerciais sem restrições ideológicas.

Um dos marcos da globalização foi o surgimento dos blocos econômicos, que são países que se juntam para desenvolver relações comerciais, como por exemplo, o Mercosul e a União Europeia.

O impacto da globalização no mercado de trabalho, no comércio internacional, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população varia a intensidade de acordo com o nível de desenvolvimento das nações.

A globalização econômica se intensificou mais durante o período do século XX, com a Terceira Revolução Industrial (conhecida também como “Revolução Técnico-Científica”).

IMPORTANTE: O problema surge quando os blocos econômicos interferem na cultura dos países membros para venderem mais. Os líderes dos blocos econômicos podem também extrapolarem suas funções e afetarem a soberania de cada país membro.

Atitudes assim levaram a Inglaterra a querer abandonar a União Europeia, já que os interesses do povo são mais importantes que os dos membros da União.

Principais blocos Econômicos atuais:

  • ALCA – Acordo de Livre Comércio das Américas
  • APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico
  • MERCOSUL – Mercado Comum do Sul
  • NAFTA – Acordo de Livre Comércio da América do Norte
  • UE – União Europeia

GLOBALIZAÇÃO CULTURAL

Este tipo de globalização também proporcionou a troca de costumes, culturas e tradições, por conta da aproximação das diversas nações do planeta. Essas trocas passam pelo processo de aculturação, isto é, quando vários elementos culturais são misturados.

Valores e símbolos culturais que pertenciam originalmente a uma região ou nação, passam agora a estar presentes em vários lugares do mundo. Em decorrência disso, necessidade de haver um maior debate sobre a tolerância entre as diferenças culturais aumenta.

Alguns aspectos que influenciam a globalização cultural são:

  • Novas tecnologias de informação;
  • Troca constante de bens de consumo entre os países (produtos, filmes, séries, músicas, etc)

Um dos exemplos de globalização cultural é o Halloween, uma festa típica na América do Norte que passou a ser comemorada em diversos lugares, como no Brasil.

Outra coisa simples pode ser notada: na praça de alimentação de um shopping você encontra comidas típicas de vários lugares do mundo. Isso também se dá por causa da globalização.

 GLOBALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Esse tipo de globalização surgiu, principalmente, por conta do desenvolvimento das tecnologias de informação. E o destaque absoluto foi o advento da internet. As pessoas com acesso à internet podem receber e enviar informações para todos os cantos do mundo instantaneamente.

Juntando a globalização cultural e a necessidade de transmitir informações que podem ser recebidas e interpretadas em todo o planeta, decidiu-se estabelecer um idioma globalizado. Isto é, um idioma que possa servir como conexão entre todos os outros.

Atualmente, o inglês é considerado o mais adotado entre todos os países como alternativa para garantir a comunicação, principalmente através da internet.

 

GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALISMO

A globalização econômica só foi possível com o neoliberalismo adotado nos anos 80 pela Grã-Bretanha governada por Margaret Thatcher (1925-2013) e os Estados Unidos, de Ronald Reagan (1911-2004).

O neoliberalismo defende que o Estado deve ser apenas um regulador e não um impulsor da economia. Igualmente aponta a flexibilidade das leis trabalhistas como uma das medidas que é preciso tomar a fim de fortalecer a economia de um país.

Isto gera uma economia extremamente desigual onde somente os gigantes comerciais tem mais adaptação neste mercado. Assim, muita gente fica para trás neste processo.

PONTOS NEGATIVOS DA GLOBALIZAÇÃO

Os países em desenvolvimento podem ter que competir muito com indústrias de países desenvolvidos. As novas indústrias podem enfrentar custos mais altos de produção do que as indústrias avançadas, que já têm mais experiência de mercado.

Nas economias pequenas, as marcas multinacionais podem forçar os comerciantes do país, diminuindo a diversidade cultural e a valorização dos produtos nacionais.

  • Concentração de riqueza: a maior parte do lucro das empresas transnacionais fica nos países desenvolvidos;
  • Aumento do desemprego: a Globalização e a revolução tecnológica e científica causaram a automação da produção, ou seja, robôs e máquinas realizando o trabalho antes feito por humanos;
  • Descaracterização de costumes culturais;
  • Exploração de matéria-prima e mão de obra barata.

A maior parte da concentração de riquezas vai para os países desenvolvidos, o que faz disparar o número de pessoas que vivem em extrema pobreza. Apro-priação cultural indevida, causando o desvirtuamento de signos e símbolos tradicionais das nações. Exploração da matéria-prima e da mão de obra barata (quando países desenvolvidos se instalam em países mais pobres). A utilização da internet como veículo para atividades ilegais como a prostituição, a pedofilia, o tráfico de drogas, armas e animais, o aumento de organizações criminosas, a “lavagem de dinheiro” e, consequente, aumento dos “paraísos fiscais”.

PONTOS POSITIVOS DA GLOBALIZAÇÃO

Os benefícios da Globalização também estão relacionados ao livre comércio. A globalização permite que a população tenha mais opções de produtos no mercado para escolher.

Além disso, quando existe uma maior abertura comercial, isto é, quando as empresas de países diferentes têm liberdade para negociar, os preços tendem a ficar menores. Outros pontos:

  • Combate à inflação;
  • Maior acesso do consumidor a produtos importados melhores e mais baratos, assim como produtos nacionais;
  • Investimentos estrangeiros em outros países;
  • Desenvolvimento tecnológico;
  • Possibilidade de troca de culturas e costumes (por exemplo a culinária), enriquecendo o conhecimento sobre outros países;
  • Melhora do relacionamento entre países.

Facilita o acesso a produtos importados de melhor qualidade e mais baratos, assim como produtos nacionais mais acessíveis e de melhor qualidade. Através das multinacionais, a globalização permite que investidores de outros países invistam no estrangeiro, além de incentivar o desenvolvimento tecnológico. Abre as portas para diferentes culturas, tradições e possibilidade de conhecer costumes de outros países, melhorando assim o relacionamento entre os países dos vários continentes.


 
GLOBALIZAÇÃO E MEIO AMBIENTE

O crescimento das empresas transnacionais foi agressivo para o meio ambiente. A exploração de matérias-primas da natureza é muitas vezes feita de maneira insustentável pela maior parte das corporações capitalistas, gerando poluição e desmatamento.

Por isso, outra característica da Globalização são as alterações climáticas, catástrofes ambientais e poluição das águas.

GLOBALIZAÇÃO E EXCLUSÃO

Uma das faces mais perversas da globalização econômica é a exclusão. Isto porque a globalização é um fenômeno assimétrico e nem todos os países ganharam da mesma forma.

Um dos grandes problemas atuais é a exclusão digital. Aqueles que não têm acesso às novas tecnologias (smartphones, computadores) estão condenados a ficarem cada vez mais isolados.






 

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