quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

1º Ano - PET 7 - 4ª Semana - DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA

 


Diversidade cultural é o conjunto de diferenças vivenciadas por grandes grupos de pessoas, que estão em uma única cidade ou um mesmo país, mas que ainda mantém suas características, crenças e costumes sociais diferentes uns dos outros.

Toda sociedade humana possui diversidade cultural, pois o ser humano tem a capacidade se inventar, reinventar e construir sua própria identidade todos os dias, sofrendo várias influências ao mesmo tempo com outros membros da sociedade ou de grupos diferentes.

A globalização e a cultura

A globalização é o processo que consiste na intensificação das relações entre os países existentes de todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.

O processo de globalização consiste na maneira como os mercados de diferentes países e regiões interagem entre si, aproximando mercadorias e pessoas. Aspectos como costumes, tradições, comidas e produtos típicos de determinado local agora estão presentes em outros lugares completamente distintos. Isso ocorre graças à troca de informações que a globalização pode proporcionar.

Sendo assim, atualmente existem várias discussões sobre como a globalização interfere no conceito de cultura e da identidade de cada indivíduo. Podemos definir como identidade tudo aquilo que constitui o ser humano: o que ele é, sente, vê, deseja, ou seja, tudo o que o indivíduo conhece.

Saiba mais detalhadamente o que é globalização.

A globalização faz com que as preferências dos indivíduos sejam mais pluralizadas, diversas e descentralizadas, ultrapassando os limites geográficos, trazendo para vários países diversas culturas de todo o mundo. A globalização permite ao indivíduo uma liberdade maior para escolher.

O Brasil é um dos países que mais sofre com a influência de outros países, visto que, desde seu descobrimento, diversos colonizadores, escravos e imigrantes de outros países viveram no país. 

Pode-se considerar o Brasil como um ótimo exemplo de diversidade cultural, pois as culturas das cinco regiões são completamente diferentes umas das outras, e até mesmo dentro dos estados podemos encontrar uma vasta diversidade cultural no Brasil. 

Os principais aspectos apontados como responsáveis pela variada e enriquecida cultura são:

  • Colonizações europeias a partir dos anos 1500;
  • Migração européia ocorrida no final do século XIX e início do século XX;
  • Escravos oriundos da África;
  • População indígena nativa.
Podemos apontar inúmeros aspectos da diversidade cultural no Brasil. Nesse artigo falaremos sobre as diferenças culturais das cinco regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul).

Apesar do processo de globalização, que busca a mundialização do espaço geográfico – tentando, através dos meios de comunicação, criar uma sociedade homogênea – aspectos locais continuam fortemente presentes. A cultura é um desses aspectos: várias comunidades continuam mantendo seus costumes e tradições.

O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial, possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo.

As regiões brasileiras apresentam diferentes peculiaridades culturais.
No Nordeste, a cultura é representada através de danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. A culinária típica é representada pelo sarapatel, buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, bolo de massa de mandioca, broa de milho verde, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros. A cultura nordestina também está presente no artesanato de rendas.


Capoeira

O Centro-Oeste brasileiro tem sua cultura representada pelas cavalhadas e procissão do fogaréu, no estado de Goiás; e o cururu em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A culinária é de origem indígena e recebe forte influência da culinária mineira e paulista. Os pratos principais são: galinhada com pequi e guariroba, empadão goiano, pamonha, angu, cural, os peixes do Pantanal – como o pintado, pacu e dourado.


Cavalhadas em Pirenópolis (GO)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As representações culturais no Norte do Brasil estão nas festas populares como o círio de Nazaré e festival de Parintins, a maior festa do boi-bumbá do país. A culinária apresenta uma grande herança indígena, baseada na mandioca e em peixes. Pratos como otacacá, pirarucu de casaca, pato no tucupi, picadinho de jacaré e mussarela de búfala são muito populares. As frutas típicas são: cupuaçu, bacuri, açaí, taperebá, graviola, buriti.


Festival de Parintins (AM)*

No Sudeste, várias festas populares de cunho religioso são celebradas no interior da região. Festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, com destaque para a peregrinação a Aparecida (SP), congada, cavalhadas em Minas Gerais, bumba meu boi, carnaval e peão de boiadeiro. A culinária é muito diversificada, os principais pratos são: queijo minas, pão de queijo, feijão tropeiro, tutu de feijão, moqueca capixaba, feijoada, farofa, pirão, etc.


Feijoada

O Sul apresenta aspectos culturais dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da uva (cultura italiana) e a oktoberfest (cultura alemã), o fandango de influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinária estão presentes: churrasco, chimarrão, camarão, pirão de peixe, marreco assado, barreado (cozido de carne em uma panela de barro) e vinho.


Chimarrão

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário