terça-feira, 11 de junho de 2019

PLANO DE GESTÃO - ELEIÇÃO 2019





https://www.facebook.com/EnrikeBruzzese/videos/pcb.2490511080993607/2490438514334197/?type=3&theater
ou no youtubr: https://youtu.be/MyV_W044aqg

Veja o vídeo:
ESCOLA CONSELHEIRO FIDÉLIS ELEIÇÃO 2019

ELEIÇÃO PARA DIRETOR
ESCOLA ESTADUAL CONSELHEIRO FIDÉLIS

VOTE
CHAPA 2



Prof. Ricardo e Prof(a). Kellen

Juntos é possível construir uma escola pública, democrática e de qualidade.
 
Ricardo Henrique Laporta Gonçalves
Pós-graduado em Gestão Escolar, Especialista de Educação (Supervisão, Orientação e Inspeção), Secretário Municipal de Educação (1994/1995), Diretor da Escola Nsa. Sra. do Sagrado Coração (Tamanduá – 2009/2010), e da Escola Conselheiro Fidélis. São 29 anos atuando na área de educação.


 PLANO DE GESTÃO

JUSTIFICATIVA da CANDIDATURA:
Questão Profissional: Acreditamos que devemos permanecer para podermos prosseguir com estratégias para a melhoria da qualidade da educação em nossa unidade escolar, o trabalho não deve ser interrompido, pois ainda encontramos algumas resistências às mudanças e novos paradigmas. A primeira preocupação foi a rede física da escola através da reforma e ampliação do prédio, posteriormente foi a administração dos recursos financeiros, melhorias pedagógicas e alimentar e para a próxima gestão pretendemos melhorar a qualidade educacional, procuraremos diminuir a reprovação e a evasão, proporcionando aos alunos um ambiente inclusivo propicio a aprendizagem.
Uma gestão democrática, decisões coletivas, ações que assegurem a devida utilização do espaço escolar, tornando-o agradável, acolhedor e seguro.
Onde deveremos, através do diálogo, em busca de um acordo, a troca de ideias, encontrar as melhores soluções para o bom andamento das atividades escolares.
O que queremos?
Com o objetivo da formação integral da personalidade humana, preparando o aluno para a vida social, familiar e profissional tendo por finalidade a formação de uma pessoa segura de si mesma, capaz de dialogar com o mundo pluralista, num real processo democrático, conservando seu patrimônio humano e enriquecendo-o em sua evolução pessoal.
PROPOSMOS:

Educar e Cuidar
O ensino será ministrado com base nos princípios éticos, políticos e estéticos, conforme Regimento Escolar, onde as dimensões inseparáveis do educar e do cuidar deverão ser consideradas no desenvolvimento das ações pedagógicas, buscando a formação de qualidade, função social da Educação Básica, a sua centralidade, que é o educando.
OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver uma gestão que garanta o bom funcionamento da instituição escolar e buscar a excelência no processo de ensino aprendizagem, para tal, necessário se faz trabalhar democraticamente, em todos os aspectos, no pedagógico, administrativo, financeiro e de Gestão de Pessoas.
Objetivos Específicos

Ø  Reconhecer os estudantes como sujeitos da ação educativa, considerando sua identidade e os diferentes ritmos de aprendizagem;
Ø  Propor coletivamente, ações que assegurem a devida utilização do espaço escolar, num ambiente agradável, acolhedor e seguro, propício à aprendizagem;
Ø  Identificar ações que possibilitem melhorias e bom desempenho nas avaliações escolares, sejam elas internas ou externas;
Ø  Garantir a efetiva aplicação da política de inclusão, promovendo a igualdade e a equidade, eliminando todo tipo de preconceitos e suas formas de discriminação;
Ø  Promover a implementação das metas do Plano Nacional e Estadual de Educação
Ø        (PNE e PEE) como também as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica;
Ø  Instituir a educação Integral em conformidade com as diretrizes da S.E.E.;
Ø  Administrar os recursos financeiros em conformidade a sua finalidade e normas vigentes, suprindo a escola com recursos materiais e humanos, com transparência e prestar contas em dia de todos os recursos recebido;
Ø  Fortalecer a gestão democrática, participação efetiva do Colegiado, mediar conflitos e promover boas relações interpessoais;
Ø  Promover a participação das famílias e da comunidade na vida escolar;

Ø  Desenvolver programas, projetos e ações emanadas da S.E.E., em prol da melhoria da qualidade educacional;
 

Ø  Implementar o Regimento Escolar e dar apoio ao envolvimento dos profissionais da educação nas ações e nos objetivos da escola, bem como a inclusão do profissional de educação com deficiência.
DIMINUIR A TAXA DE REPROVAÇÃO E EVASÃO ESCOLAR
Criar mecanismos para o acompanhamento da Educando.
A metodologia utilizada na maioria das escolas é a mesma há séculos e não acompanhou as mudanças de comportamento dos jovens.
É preciso contextualizar a educação e trazer o conteúdo para a realidade. Além disso, é preciso dar voz à eles e proporcionar formas que possam se expressar dentro da própria escola.
Temos como meta mais diversificação metodológica, pedagógica, para que se possa ter maior aproveitamento pelos alunos, agregando mais recursos pedagógicos como meios para diminuir a reprovação e evasão escolar, aula motivadora, estimula a frequência e afirma as habilidades dos alunos.
Ø  Continuar acompanhando a frequência diariamente adotando medidas de orientação aos pais e alunos referentes às faltas e o aproveitamento do aluno.
Ø  Sugestões:
§  Aula mais interessantes e motivadoras.
  • Avaliações diagnósticas periódicas e recuperação;
  • Práticas avaliativas -  Observação e registro do processo de aprendizagem;
  - Trabalhos e provas operatórias (individuais ou em grupo, participação e troca de conhecimentos, estimulo a aprendizagem;
  -  Provas para aferir a aprendizagem do conteúdo trabalhado em sala de aula;
  •  Conselho de Turmas – Auto avaliação e avaliação compartilhada: (Dialogo com os Alunos e o Professor)
Ouvir os alunos sobre as suas dificuldades na aprendizagem, seu desempenho, o desempenho do professor, levando o aluno e o professor a refletirem sobre o processo de ensino na finalidade de construir um processo educacional próximo a realidade e necessidade dos alunos.
Avaliar as causas de distorção de idade/ano/série projetando a sua superação por meio da implantação de programas didático- pedagógico fundamentado por metodologias específicas.
Ø  Sugestões:
Manter e ampliar programas e ações de correção de fluxo do ensino fundamental, por meio de programas e adoção de práticas que colaborem para reposicionar estes alunos no ciclo compatível com sua idade.
Trabalhar a parte pedagógica orientando para que os profissionais da educação trabalhem com motivação aos alunos e dinamicidade em suas aulas, por meio de acompanhamento individualizado aos alunos com rendimento defasado e pela adoção de práticas, como reforço, recuperação e progressão parcial, diminuindo a evasão, reprovação e melhorando cada vez mais o ensino e o aprendizado.
GESTÃO PARTICIPATIVA / DEMOCRATICA
Ø  A participação da comunidade escolar é de muita importância para a gestão democrática de forma participativa, responsabilizando a todos, dialogando com os educadores, alunos, pais ou responsáveis. Trabalhando junto com as famílias, trazendo-as a participarem em conjunto com a escola, para melhores resultados, identificando mecanismos pedagógicos, pondo-os em prática, que traga melhores resultados de aproveitamento aos alunos.
Ø  Participação da comunidade escolar com efetividade nas tomadas das decisões, acompanhamento do processo de ensino aprendizagem; expectativas dos pais em relação à escola, dos resultados alcançados pelos alunos, sendo que a escola estará sempre buscando alternativas para superar os desafios e deficiências que ocorrem na prática pedagógica, compromisso e responsabilidade para atender as políticas públicas e dentro das Diretrizes Educacionais.
Ø  Que todos tenham conhecimento das ações, formas de trabalho e da organização estrutural e pedagógica da escola, onde as mudanças serão com expectativas de mais sucesso e aproveitamento do conhecimento para os alunos, sempre procurando alcançar os melhores resultados.
Ø  As atividades pedagógicas terão acompanhamento da equipe pedagógica e da gestão, com orientações contidas no PPP e Regimento Escolar. Caso as formas pedagógicas não alcance bons rendimentos serão retomadas e dialogadas para encontrarmos melhores resultados, sendo que a gestão irá oferecer o máximo possível de estrutura e recursos para que possamos atingir os objetivos dentro das possibilidades.
Ø  Gerir as atividades da unidade escolar com o espirito democrático, dentro das políticas públicas da Secretaria de Estado de Educação, órgão mantenedor das escolas públicas estaduais.
Ø  Não podemos pensar em direito à educação sem pensar nos caminhos para que ele se efetive. Para proporcionar uma educação de qualidade aos nossos estudantes, precisamos que eles estejam na escola, participando ativamente das aulas, garantindo assim não só o seu acesso ao ambiente escolar como também a sua permanência e aprendizagem.
Ø  Uma gestão democrática com participação coletiva nas decisões; compartilhando o poder e as decisões e, para que se efetive, necessita da participação popular nas decisões da escola, por meio do colegiado escolar e grêmios estudantis e demais organizações escolares que possa vir a existir.
GESTÃO DE INCLUSÃO / SÓCIOEDUCAÇÃO
 

Encarar os desafios que são postos e que devem atender a todos, na igualdade de direitos, deveres e oportunidades, independentemente de sua condição social, cultural, econômica, religiosa, física ou sexual, uma concepção de inclusão, revendo nossas posições em consideração ao que é fundamental na prática de ensino e aprendizagem.
Atualmente a escola se depara com desafios para atender a diversidade dos indivíduos que dela participam, respeitando e valorizando as diferenças e oportunizando a todos com equidade de condições. A gestão será de forma participativa e inclusiva, oferecendo igualdade de oportunidades, mas que efetivamente revele uma diversidade no interior de seu projeto socioeducativo e tendo como compreensão que a heterogeneidade é parte integrante da ação educativa e deve se dar oportunidade iguais a todos.
GESTÃO DE PESSOAS
Atendendo ao princípio democrático e participativo que se faz importante e necessário, no sentido de aproveitar o que cada servidor da educação tem de melhor, buscando um maior e melhor rendimento das atividades. A gestão será de forma coletiva, dialogada, participativa e democrática com reuniões para podermos agir, com aproveitamento do perfil e das habilidades de cada um. O atendimento será para todos nas reivindicações dentro das prioridades e possibilidades.
Incentivar a participação nos cursos e forma continuada dos servidores, para que todos enriqueçam seus conhecimentos, práticas e habilidades nas funções que trabalham, com aproveitamento das boas experiências, sempre estruturando todos os setores para viabilizar melhor rendimento, condições de trabalho e qualidade do ensino.
Incentivar a participação dos pais, ouvindo-os e atendendo as suas reivindicações para viabilizar melhor rendimento escolar de seus filhos e a qualidade do ensino.   
GESTÃO DE SERVIÇOS DE APOIO, RECURSOS FÍSICOS E FINANCEIROS
Os serviços públicos já vem sendo alvo de críticas a respeito da qualidade e da insuficiência de servidores para prestação deste, mas em nossa escola, o atendimento ao público será de forma eficiente, eficaz, segura, com o máximo de respeito e prioridade de atenção aos pais ou responsáveis. A manutenção será permanente, preventiva de acordo com as prioridades e possibilidades, sempre priorizando o pedagógico com racionalidade tanto na parte estrutural como nos equipamentos e melhorias no cardápio da merenda.
Aplicação dos recursos será transparente exposta em murais e dialogada com a   comunidade escolar.
AÇÕES NA ESFERA PEDAGÓGICA
ü  Promover o espírito de equipe e união entre professores, alunos e comunidade escolar por meio de Reuniões de Professores, Pais/ Mães ou Responsáveis para debates de procedimentos e projetos a serem adotados objetivando a melhoria dos procedimentos de ensino (Conselho de Classe, reuniões para entrega de boletins, como já acontecem bimestralmente e demais encontros para propostas e análises das ações escolares);
ü  Incentivar a participação dos pais ou responsáveis nas ações da escola e no acompanhamento das atividades escolares dos filhos por meio do estreitamento das relações entre a escola e as famílias;
ü  Incentivar a formação continuada para os Educadores;
ü  Incentivar a participação dos alunos e professores em projetos voltados para o resgate e aplicação de valores dentro e fora da escola em parceria com entidades afins;
ü  Buscar alternativas de ensino e avaliação através de reuniões pedagógicas e a participação da Comunidade Escolar de forma consciente e crítica, como parceiros na busca por uma escola mais humana e eficiente;
ü  Incentivar o espírito crítico e a participação dos alunos através do Grêmio Estudantil;
ü  Incentivar o Grêmio Estudantil a realizar bimestralmente Concursos Culturais; participação com sugestões e propostas para melhoria das atividades escolares;
ü  Utilizar meios democráticos (consulta ao corpo docente e discente) para elaboração de um projeto anual de atividades a partir da formação de um Grupo de Apoio composto por professores, funcionários, alunos e pais;
ü  Buscar os meios necessários, (processo de consulta a comunidade sobre o tipo de curso e processo de solicitação à SEE), para a implantação de Cursos Técnicos (nível médio e/ ou pós médio);
ü  Procurar melhor adequação à Biblioteca Escolar para torná-la um espaço atraente aos alunos, transformando-a em mais um recurso de aprendizagem à disposição dos alunos, professores e demais educadores;
ü  Estreitar cada vez mais as relações entre o Colegiado, Grêmio Estudantil e Direção Escolar, para implementar novas ações que venham a contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem, bem como da gerencia dos bens e recursos públicos;
ü  Desenvolver atividades que priorizem a Gestão Participativa de todos os segmentos escolares nas ações a serem desenvolvidas.
ü  Trabalhar em conjunto no sentido de combater todas as formas de preconceitos e comportamentos inadequados que possam atrapalhar e/ou prejudicar o aprendizado e a formação humana;
ü  Firmar parcerias no sentido de proporcionar aos nossos alunos, atividades que contribuam para a melhoria na aprendizagem e por consequência traga a eles mais oportunidades;
ü  Organizar passeios e visitas (excursões): ecológicos, culturais, no sentido de por em prática o aprendizado de sala de aula;
ü  Promover debate s e discussão com toda a comunidade escolar sobre os indicadores de rendimentos, avaliações internas e externas, e como tais indicadores ajudam ou atrapalham no processo de aprendizagem;
ü  Discutir com todos os membros integrantes a respeito da evasão, repetência e de novas políticas para o sucesso e a permanência dos alunos na escola, bem como proporcionar aos professores uma satisfação profissional no exercício de suas atividades;
ü  Buscar junto a SEE e MEC informações sobre atividades extras curriculares e programas que possam ser desenvolvidos na nossa escola, assim como procurar manter um padrão de atendimento e satisfação dos programas já existentes, como o Projeto Tempo Integral, Atleta na Escola e outros.
ü  Tornar o Conselho de Classe um espaço de reflexão pedagógica em que os pais, alunos e educadores, situam-se conscientemente no processo, servindo para reorientar a ação pedagógica a partir de fatos apresentados e metas traçadas no PPP.
AÇÕES NA ESFERA FINANCEIRA
ü  Gerir os recursos financeiros priorizando o pedagógico com racionalidade tanto a parte estrutural como nos equipamentos e melhorias no cardápio da merenda;
ü  Tornar ainda mais participativa e visível os Planos de Aplicação dos recursos, sejam eles: estaduais ou federais.
AÇÕES NA ESFERA FÍSICA E PATRIMONIAL
ü  Protocolar junto a SRE/SEE, através do Plano de Atendimento Escolar, solicitação de melhorias na rede física.
ü  Protocolar junto a SRE/SEE, através do Plano de Atendimento Escolar, solicitação de mobiliários que se fazem necessários.
CONTO COM O APOIO E A SOLIDARIEDADE DE TODA COMUNIDADE ESCOLAR, ALUNO, PAIS DE ALUNOS E DOS COLEGAS DE TRABALHO.
A TODOS MEUS AGRADECIMENTOS PELO VOTO DE CONFIANÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário