segunda-feira, 24 de junho de 2019

DISCIPLINA NA SALA DE AULA - Responsabilidade exclusiva do Professor

Professor: aprenda a manter a disciplina nas suas aulas









Cansado dos alunos indisciplinados durante as aulas? Aprenda a resolver esse problema junto com eles.

A disciplina em sala de aula deve ser construída numa parceria entre você e os alunos
Todo professor sabe que uma das suas tarefas mais difíceis é manter a disciplina da sala. Cada aluno tem um interesse diferente e nem todos desejam realmente entrar em contato com o conteúdo, perturbando os demais que querem aprender. Mas, nem tudo está perdido: existem formas de manter a disciplina, desde que isso seja feito com cuidado e atenção por parte do docente.
A disciplina não está atrelada à apenas uma aula, mas sim a comportamentos recorrentes dos mesmos alunos durante um período de tempo. Comece tentando entender por que determinados estudantes se recusam a prestar atenção no que você diz. Pergunte a eles exatamente os motivos, e não aceite respostas simplórias como “porque eu não quero”. Faça com que os alunos realmente reflitam e lhe mostrem suas razões para agir de tal forma.
Ao fazer essas perguntas aos alunos você conseguirá bem mais do que um feedback: as respostas poderão ajudá-lo a reformular as suas aulas de forma a torná-las mais atraentes à classe como um todo. Se os demais alunos já prestam atenção normalmente, imagine depois das melhorias? O resultado será ainda mais benéfico!
Por fim, não se esqueça de ajudar os seus alunos a manter a disciplina. Como? É simples: você também deve dar feedbacks. Muitos estudantes não prestam atenção, porém não imaginam que estão atrapalhando toda a sala ou prejudicando as suas notas. Ao dar bons feedbacks, você conseguirá fazê-los se enxergar da forma certa, o que pode ajudá-los a mudar sua postura em sala.Lembre-se que a disciplina em sala de aula deve ser construída numa parceria entre você e os alunos. Assim as suas aulas renderão muito mais!