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ou no youtubr: https://youtu.be/MyV_W044aqg
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ESCOLA ESTADUAL CONSELHEIRO FIDÉLIS
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CHAPA 2
Prof. Ricardo e Prof(a). Kellen
Juntos é possível construir uma escola pública,
democrática e de qualidade.
Ricardo Henrique Laporta Gonçalves
Pós-graduado
em Gestão Escolar, Especialista de Educação (Supervisão, Orientação e
Inspeção), Secretário Municipal de Educação (1994/1995), Diretor da Escola Nsa.
Sra. do Sagrado Coração (Tamanduá – 2009/2010), e da Escola Conselheiro
Fidélis. São 29 anos atuando na área de educação.
PLANO DE GESTÃO
JUSTIFICATIVA da CANDIDATURA:
Questão Profissional: Acreditamos que devemos permanecer para podermos prosseguir
com estratégias para a melhoria da qualidade da educação em nossa unidade
escolar, o trabalho não deve ser interrompido, pois ainda encontramos algumas
resistências às mudanças e novos paradigmas. A primeira preocupação foi a rede
física da escola através da reforma e ampliação do prédio, posteriormente foi a
administração dos recursos financeiros, melhorias pedagógicas e alimentar e
para a próxima gestão pretendemos melhorar a qualidade educacional,
procuraremos diminuir a reprovação e a evasão, proporcionando aos alunos um
ambiente inclusivo propicio a aprendizagem.
Uma gestão democrática, decisões coletivas, ações que
assegurem a devida utilização do espaço escolar, tornando-o agradável,
acolhedor e seguro.
Onde deveremos, através do diálogo, em busca de um acordo, a
troca de ideias, encontrar as melhores soluções para o bom andamento das
atividades escolares.
O que queremos?
Com o objetivo da formação integral da personalidade humana,
preparando o aluno para a vida social, familiar e profissional tendo por
finalidade a formação de uma pessoa segura de si mesma, capaz de dialogar com o
mundo pluralista, num real processo democrático, conservando seu patrimônio
humano e enriquecendo-o em sua evolução pessoal.
PROPOSMOS:
Educar e Cuidar
O ensino será ministrado com base nos princípios éticos,
políticos e estéticos, conforme Regimento Escolar, onde as dimensões
inseparáveis do educar e do cuidar deverão ser consideradas no
desenvolvimento das ações pedagógicas, buscando a formação de qualidade, função
social da Educação Básica, a sua centralidade, que é o educando.
OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver uma gestão que garanta o bom funcionamento da
instituição escolar e buscar a excelência no processo de ensino aprendizagem,
para tal, necessário se faz trabalhar democraticamente, em todos os aspectos,
no pedagógico, administrativo, financeiro e de Gestão de Pessoas.
Objetivos Específicos
Ø Reconhecer os estudantes como
sujeitos da ação educativa, considerando sua identidade e os diferentes ritmos
de aprendizagem;
Ø Propor coletivamente, ações que
assegurem a devida utilização do espaço escolar, num ambiente agradável,
acolhedor e seguro, propício à aprendizagem;
Ø Identificar ações que possibilitem
melhorias e bom desempenho nas avaliações escolares, sejam elas internas ou
externas;
Ø Garantir a efetiva aplicação da
política de inclusão, promovendo a igualdade e a equidade, eliminando todo tipo
de preconceitos e suas formas de discriminação;
Ø Promover a implementação das metas do
Plano Nacional e Estadual de Educação
Ø (PNE e PEE) como também as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Básica;
Ø Instituir a educação Integral em
conformidade com as diretrizes da S.E.E.;
Ø Administrar os recursos financeiros
em conformidade a sua finalidade e normas vigentes, suprindo a escola com
recursos materiais e humanos, com transparência e prestar contas em dia de
todos os recursos recebido;
Ø Fortalecer a gestão democrática,
participação efetiva do Colegiado, mediar conflitos e promover boas relações
interpessoais;
Ø Promover a participação das famílias
e da comunidade na vida escolar;
Ø Desenvolver programas, projetos e
ações emanadas da S.E.E., em prol da melhoria da qualidade educacional;
Ø Implementar o Regimento Escolar e dar
apoio ao envolvimento dos profissionais da educação nas ações e nos objetivos
da escola, bem como a inclusão do profissional de educação com deficiência.
DIMINUIR A TAXA DE REPROVAÇÃO E EVASÃO ESCOLAR
Criar mecanismos para o acompanhamento da Educando.
A metodologia utilizada na maioria das escolas é a mesma há
séculos e não acompanhou as mudanças de comportamento dos jovens.
É preciso contextualizar a educação e trazer o conteúdo para
a realidade. Além disso, é preciso dar voz à eles e proporcionar formas que
possam se expressar dentro da própria escola.
Temos como meta mais diversificação metodológica, pedagógica,
para que se possa ter maior aproveitamento pelos alunos, agregando mais
recursos pedagógicos como meios para diminuir a reprovação e evasão escolar, aula motivadora,
estimula a frequência e afirma as habilidades dos alunos.
Ø Continuar acompanhando a frequência
diariamente adotando medidas de orientação aos pais e alunos referentes às
faltas e o aproveitamento do aluno.
Ø Sugestões:
§ Aula mais interessantes e
motivadoras.
- Avaliações diagnósticas periódicas e recuperação;
- Práticas avaliativas - Observação e registro do processo de aprendizagem;
- Trabalhos e provas operatórias (individuais
ou em grupo, participação e troca de conhecimentos, estimulo a aprendizagem;
-
Provas para aferir a aprendizagem do conteúdo trabalhado em sala de
aula;
- Conselho de Turmas – Auto avaliação e avaliação compartilhada: (Dialogo com os Alunos e o Professor)
Ouvir os alunos sobre as suas dificuldades na aprendizagem,
seu desempenho, o desempenho do professor, levando o aluno e o professor a
refletirem sobre o processo de ensino na finalidade de construir um processo
educacional próximo a realidade e necessidade dos alunos.
Avaliar as causas de distorção de idade/ano/série projetando
a sua superação por meio da implantação de programas didático- pedagógico
fundamentado por metodologias específicas.
Ø Sugestões:
Manter e ampliar programas e ações de correção de fluxo do
ensino fundamental, por meio de programas e adoção de práticas que colaborem
para reposicionar estes alunos no ciclo compatível com sua idade.
Trabalhar a parte pedagógica orientando para que os
profissionais da educação trabalhem com motivação aos alunos e dinamicidade em
suas aulas, por meio de acompanhamento individualizado aos alunos com
rendimento defasado e pela adoção de práticas, como reforço, recuperação e progressão
parcial, diminuindo a evasão, reprovação e melhorando cada vez mais o ensino e
o aprendizado.
GESTÃO PARTICIPATIVA / DEMOCRATICA
Ø A participação da comunidade escolar
é de muita importância para a gestão democrática de forma participativa,
responsabilizando a todos, dialogando com os educadores, alunos, pais ou
responsáveis. Trabalhando junto com as famílias, trazendo-as a participarem em
conjunto com a escola, para melhores resultados, identificando mecanismos
pedagógicos, pondo-os em prática, que traga melhores resultados de
aproveitamento aos alunos.
Ø Participação da comunidade escolar
com efetividade nas tomadas das decisões, acompanhamento do processo de ensino
aprendizagem; expectativas dos pais em relação à escola, dos resultados
alcançados pelos alunos, sendo que a escola estará sempre buscando alternativas
para superar os desafios e deficiências que ocorrem na prática pedagógica,
compromisso e responsabilidade para atender as políticas públicas e dentro das
Diretrizes Educacionais.
Ø Que todos tenham conhecimento das
ações, formas de trabalho e da organização estrutural e pedagógica da escola,
onde as mudanças serão com expectativas de mais sucesso e aproveitamento do
conhecimento para os alunos, sempre procurando alcançar os melhores resultados.
Ø As atividades pedagógicas terão
acompanhamento da equipe pedagógica e da gestão, com orientações contidas no
PPP e Regimento Escolar. Caso as formas pedagógicas não alcance bons
rendimentos serão retomadas e dialogadas para encontrarmos melhores resultados,
sendo que a gestão irá oferecer o máximo possível de estrutura e recursos para
que possamos atingir os objetivos dentro das possibilidades.
Ø Gerir as atividades da unidade
escolar com o espirito democrático, dentro das políticas públicas da Secretaria
de Estado de Educação, órgão mantenedor das escolas públicas estaduais.
Ø Não podemos pensar em direito à
educação sem pensar nos caminhos para que ele se efetive. Para proporcionar uma
educação de qualidade aos nossos estudantes, precisamos que eles estejam na escola,
participando ativamente das aulas, garantindo assim não só o seu acesso ao
ambiente escolar como também a sua permanência e aprendizagem.
Ø Uma gestão democrática com
participação coletiva nas decisões; compartilhando o poder e as decisões e, para que se efetive, necessita da participação popular
nas decisões da escola, por meio do colegiado escolar e grêmios estudantis e
demais organizações escolares que possa vir a existir.
Encarar os desafios que são postos e que devem atender a
todos, na igualdade de direitos, deveres e oportunidades, independentemente de
sua condição social, cultural, econômica, religiosa, física ou sexual, uma
concepção de inclusão, revendo nossas posições em consideração ao que é
fundamental na prática de ensino e aprendizagem.
Atualmente a escola se depara com desafios para atender a
diversidade dos indivíduos que dela participam, respeitando e valorizando as
diferenças e oportunizando a todos com equidade de condições. A gestão será de
forma participativa e inclusiva, oferecendo igualdade de oportunidades, mas que
efetivamente revele uma diversidade no interior de seu projeto socioeducativo e
tendo como compreensão que a heterogeneidade é parte integrante da ação
educativa e deve se dar oportunidade iguais a todos.
GESTÃO DE PESSOAS
Atendendo ao princípio democrático e participativo que se faz
importante e necessário, no sentido de aproveitar o que cada servidor da
educação tem de melhor, buscando um maior e melhor rendimento das atividades. A
gestão será de forma coletiva, dialogada, participativa e democrática com
reuniões para podermos agir, com aproveitamento do perfil e das habilidades de
cada um. O atendimento será para todos nas reivindicações dentro das
prioridades e possibilidades.
Incentivar a participação nos cursos e forma continuada dos
servidores, para que todos enriqueçam seus conhecimentos, práticas e
habilidades nas funções que trabalham, com aproveitamento das boas
experiências, sempre estruturando todos os setores para viabilizar melhor
rendimento, condições de trabalho e qualidade do ensino.
Incentivar a participação dos pais, ouvindo-os e atendendo as
suas reivindicações para viabilizar melhor rendimento escolar de seus filhos e
a qualidade do ensino.
GESTÃO DE SERVIÇOS DE APOIO, RECURSOS FÍSICOS E FINANCEIROS
Os serviços públicos já vem sendo alvo de críticas a respeito
da qualidade e da insuficiência de servidores para prestação deste, mas em
nossa escola, o atendimento ao público será de forma eficiente, eficaz, segura,
com o máximo de respeito e prioridade de atenção aos pais ou responsáveis. A
manutenção será permanente, preventiva de acordo com as prioridades e
possibilidades, sempre priorizando o pedagógico com racionalidade tanto na
parte estrutural como nos equipamentos e melhorias no cardápio da merenda.
Aplicação dos recursos será transparente exposta em murais e
dialogada com a comunidade escolar.
AÇÕES NA ESFERA PEDAGÓGICA
ü Promover o espírito de equipe e união
entre professores, alunos e comunidade escolar por meio de Reuniões de
Professores, Pais/ Mães ou Responsáveis para debates de procedimentos e
projetos a serem adotados objetivando a melhoria dos procedimentos de ensino
(Conselho de Classe, reuniões para entrega de boletins, como já acontecem
bimestralmente e demais encontros para propostas e análises das ações
escolares);
ü Incentivar a participação dos pais ou
responsáveis nas ações da escola e no acompanhamento das atividades escolares
dos filhos por meio do estreitamento das relações entre a escola e as famílias;
ü Incentivar a formação continuada para
os Educadores;
ü Incentivar a participação dos alunos
e professores em projetos voltados para o resgate e aplicação de valores dentro
e fora da escola em parceria com entidades afins;
ü Buscar alternativas de ensino e
avaliação através de reuniões pedagógicas e a participação da Comunidade
Escolar de forma consciente e crítica, como parceiros na busca por uma escola
mais humana e eficiente;
ü Incentivar o espírito crítico e a
participação dos alunos através do Grêmio Estudantil;
ü Incentivar o Grêmio Estudantil a
realizar bimestralmente Concursos Culturais; participação com sugestões e
propostas para melhoria das atividades escolares;
ü Utilizar meios democráticos (consulta
ao corpo docente e discente) para elaboração de um projeto anual de atividades
a partir da formação de um Grupo de Apoio composto por professores,
funcionários, alunos e pais;
ü Buscar os meios necessários,
(processo de consulta a comunidade sobre o tipo de curso e processo de
solicitação à SEE), para a implantação de Cursos Técnicos (nível médio e/ ou pós
médio);
ü Procurar melhor adequação à
Biblioteca Escolar para torná-la um espaço atraente aos alunos, transformando-a
em mais um recurso de aprendizagem à disposição dos alunos, professores e
demais educadores;
ü Estreitar cada vez mais as relações
entre o Colegiado, Grêmio Estudantil e Direção Escolar, para implementar novas
ações que venham a contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem, bem
como da gerencia dos bens e recursos públicos;
ü Desenvolver atividades que priorizem
a Gestão Participativa de todos os segmentos escolares nas ações a serem
desenvolvidas.
ü Trabalhar em conjunto no sentido de
combater todas as formas de preconceitos e comportamentos inadequados que
possam atrapalhar e/ou prejudicar o aprendizado e a formação humana;
ü Firmar parcerias no sentido de
proporcionar aos nossos alunos, atividades que contribuam para a melhoria na
aprendizagem e por consequência traga a eles mais oportunidades;
ü Organizar passeios e visitas
(excursões): ecológicos, culturais, no sentido de por em prática o aprendizado
de sala de aula;
ü Promover debate s e discussão com
toda a comunidade escolar sobre os indicadores de rendimentos, avaliações
internas e externas, e como tais indicadores ajudam ou atrapalham no processo
de aprendizagem;
ü Discutir com todos os membros
integrantes a respeito da evasão, repetência e de novas políticas para o
sucesso e a permanência dos alunos na escola, bem como proporcionar aos
professores uma satisfação profissional no exercício de suas atividades;
ü Buscar junto a SEE e MEC informações
sobre atividades extras curriculares e programas que possam ser desenvolvidos
na nossa escola, assim como procurar manter um padrão de atendimento e
satisfação dos programas já existentes, como o Projeto Tempo Integral, Atleta
na Escola e outros.
ü Tornar o Conselho de Classe um espaço
de reflexão pedagógica em que os pais, alunos e educadores, situam-se
conscientemente no processo, servindo para reorientar a ação pedagógica a
partir de fatos apresentados e metas traçadas no PPP.
AÇÕES NA ESFERA FINANCEIRA
ü Gerir os recursos financeiros
priorizando o pedagógico com racionalidade tanto a parte estrutural como nos
equipamentos e melhorias no cardápio da merenda;
ü Tornar ainda mais participativa e
visível os Planos de Aplicação dos recursos, sejam eles: estaduais ou federais.
AÇÕES NA ESFERA FÍSICA E PATRIMONIAL
ü Protocolar junto a SRE/SEE, através
do Plano de Atendimento Escolar, solicitação de melhorias na rede física.
ü Protocolar junto a SRE/SEE, através do
Plano de Atendimento Escolar, solicitação de mobiliários que se fazem
necessários.
CONTO COM O APOIO E A SOLIDARIEDADE DE TODA COMUNIDADE ESCOLAR, ALUNO, PAIS DE ALUNOS E DOS COLEGAS DE TRABALHO.
A TODOS MEUS AGRADECIMENTOS PELO VOTO DE CONFIANÇA.
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