Democratizar o acesso à informação e ao conhecimento no contexto escolar apresenta-se como o novo desafio para a educação (para aqueles que se predispõem a lidar com a educação) e, ao mesmo tempo, é uma nova maneira de articular o aluno, o professor, a informação e o conhecimento.
“O avanço
tecnológico se colocou presentes em todos os setores da vida social, e na
educação não poderia ser diferente, pois o impacto desse avanço se efetiva como
processo social atingindo todas as instituições, invadindo a vida do homem no
interior de sua casa, na rua onde mora, nas salas de aulas com os alunos, etc.
Desta forma, os aparelhos tecnológicos dirigem suas atividades e condicionam
seu pensar, seu agir, seu sentir, seu raciocínio e sua relação com as pessoas.”
“Entretanto,
a perspectiva que se abre no campo educacional, indo do livro e do quadro de
giz à sala de aula informatizada ou on-line,leva o professor a uma
perplexidade, despertando insegurança frente aos desafios que representa a incorporação
dos TIC ao cotidiano escolar. Talvez sejamos ainda os mesmos educadores, mas
certamente, nossos alunos já não são os mesmos, “estão em outra” (BABIN, 1989).”
Segundo
Kalinke:
Os
avanços tecnológicos estão sendo utilizados praticamente por todos os ramos do
conhecimento. As descobertas são extremamente rápidas e estão a nossa disposição
com uma velocidade nunca antes imaginada. A Internet, os canais de televisão a
cabo e aberta, os recursos de multimídia estão presentes e disponíveis na sociedade.
Estamos sempre a um passo de qualquer novidade. Em contrapartida, a realidade
mundial faz com que nossos alunos estejam cada vez mais informados, atualizados,
e participantes deste mundo globalizado
(1999,
p.15).
Entretanto,
no limiar deste século, as grandes maiorias dos profissionais da educação ainda
não se vêem preparados para o enfrentamento de metodologias que utilizem esses
recursos tecnológicos. Desta forma, muitas explicações têm sido dadas para justificar
esta resistência, no entanto, tornam-se premente que o professor propicie aos
alunos elementos de emancipação com a utilização destes aparatos como
ferramentas pedagógicas.
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/as-midias-no-contexto-escolar.htm
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1170-2.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário