segunda-feira, 17 de junho de 2019

Mídia e Educação: o uso das novas tecnologias no espaço escolar

              
 Democratizar o acesso à informação e ao conhecimento no contexto escolar apresenta-se como o novo desafio para a educação (para aqueles que se predispõem a lidar com a educação) e, ao mesmo tempo, é uma nova maneira de articular o aluno, o professor, a informação e o conhecimento.

 
             

                                      
“O avanço tecnológico se colocou presentes em todos os setores da vida social, e na educação não poderia ser diferente, pois o impacto desse avanço se efetiva como processo social atingindo todas as instituições, invadindo a vida do homem no interior de sua casa, na rua onde mora, nas salas de aulas com os alunos, etc. Desta forma, os aparelhos tecnológicos dirigem suas atividades e condicionam seu pensar, seu agir, seu sentir, seu raciocínio e sua relação com as pessoas.”

“Entretanto, a perspectiva que se abre no campo educacional, indo do livro e do quadro de giz à sala de aula informatizada ou on-line,leva o professor a uma perplexidade, despertando insegurança frente aos desafios que representa a incorporação dos TIC ao cotidiano escolar. Talvez sejamos ainda os mesmos educadores, mas certamente, nossos alunos já não são os mesmos, “estão em outra” (BABIN, 1989).”

Segundo Kalinke:
Os avanços tecnológicos estão sendo utilizados praticamente por todos os ramos do conhecimento. As descobertas são extremamente rápidas e estão a nossa disposição com uma velocidade nunca antes imaginada. A Internet, os canais de televisão a cabo e aberta, os recursos de multimídia estão presentes e disponíveis na sociedade. Estamos sempre a um passo de qualquer novidade. Em contrapartida, a realidade mundial faz com que nossos alunos estejam cada vez mais informados, atualizados, e participantes deste mundo globalizado
(1999, p.15).

Entretanto, no limiar deste século, as grandes maiorias dos profissionais da educação ainda não se vêem preparados para o enfrentamento de metodologias que utilizem esses recursos tecnológicos. Desta forma, muitas explicações têm sido dadas para justificar esta resistência, no entanto, tornam-se premente que o professor propicie aos alunos elementos de emancipação com a utilização destes aparatos como ferramentas pedagógicas. 

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/as-midias-no-contexto-escolar.htm

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1170-2.pdf




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