terça-feira, 5 de abril de 2016

O QUE ESTAMOS FAZENDO AQUI?



 VIVER O BEM, O BOM E O BELO PARA SER FELIZ!

 Por que razão estamos aqui?
 
QUEM SOMOS, DE ONDE VIEMOS E PARA ONDE VAMOS?
Não se sabe ao certo o autor desta frase, são as mesmas questões colocadas por diferentes tempos e povos durante milênios.
“A origem do Ser Humano é seu Espírito eterno; daí, sua máxima de que "estamos corpo, mas somos Espírito."
 
A origem do ser humano e baseada pela teoria Criacionista e se levarmos em conta que mesmo sendo a evolução do macaco, teoria Evolucionista, não podemos esquecer que quem criou o macaco foi  DEUS Criador.
 
Dia 6 da Criação (Gênesis 1:24-31)
Deus cria todas as criaturas que vivem em terra firme. Isto inclui o homem e todo tipo de criatura não formada nos dias anteriores. Deus declara este trabalho bom.
 
A  REPRODUÇÃO HUMANA

Óvulo humano tem aproximadamente 0,2 milímetros de diâmetro  e  o espermatozoide humano tem 0,003 milímetros de comprimento e 0,002

milímetros de diâmetro (cabeça)






Centelha-Divina, a Mônada.

Átomo inextenso com atividade espiritual, componente básico de toda e qualquer realidade física ou anímica, e que apresenta as características de imaterialidade, indivisibilidade e eternidade.

O que temos de permanente é nossa essência, a essência divina, o espirito, e que  é o maior propósitos da vida. 


Com efeito, Deus criador, criou o homem.

Ele nos criou como uma semente embrionária, cheia de potencialidades, que devemos desenvolver por nossa conta, a fim de nos adequarmos ao protótipo (modelo) que o Pai espera de cada um de nós. 



 
Qual é o sentido desta vida?
Qual será o meu futuro?
O futuro depende de quem?

 
As velhas concepções estão sendo postas em xeque e novas maneiras de nos relacionarmos com o mundo estão sendo construídas para preencher o lugar das velhas opiniões, dos valores e comportamentos.


Liberdade e Ética

De acordo com a ética, a liberdade está relacionada com responsabilidade, uma vez que um indivíduo tem todo o direito de ter liberdade, desde que essa atitude não desrespeite ninguém, não passe por cima de princípios éticos e legais.


“O futuro passa a ser almejado e buscado através das ações realizadas no presente, sendo configurado através das ações humanas.”


Desta forma somos responsáveis pelo o futuro que almejamos.

É com o passar do tempo que podemos cada vez mais nos aprimorar (ato ou desenvolvimento que consiste em tornar-se melhor), crescendo física e intelectualmente. Para que se possamos alcançar todas as virtudes (atributo do que se encontra em conformidade com aquilo que se considera correto ou esperado; o que está de acordo com a religião, a moral, a ética etc.)

 
Mas o que é tempo?


Frago “afirma que tempo é o ponto de vista individual, plural e diverso, percebido e vivido distintamente por cada um.”


 
Albert Einstein – Lei da Relatividade – afirmou que tempo e espaço são relativos e estão profundamente entrelaçados.


Quando você esta fazendo algo, dependendo do que esta fazendo, em que momento o faz e em que circunstâncias o fazem, poderá passar rápido ou ser demorado. Tudo depende das circunstâncias, principalmente circunstâncias emocionais. Uma hora pode parecer minutos ou alguns minutos podem parecer horas.


Geralmente, ao fazer aquilo que nos dá prazer faz com que o tempo passe mais depressa. É natural aos seres humanos procurarem pelo prazer.

Ao termos a consciência disto poderemos amenizar nossos sofrimentos, procurando fazer tudo que precisamos fazer com mais alegria e descontração, sem perder o foco, sem perder a concentração do queremos para nosso futuro.

 
Para esse processo que podemos chamar de evolução, é preciso persistência, dedicação e esforço.

 
Dessa forma, o tempo deixa de ser um valor universal e passa a ser relativo ao ponto de vista de cada um - daí vem o nome "Relatividade".


Einstein, diz que o espaço e o tempo não eram fixos e imutáveis. Na verdade, eles eram flexíveis e manipuláveis, de modo que era possível, sob certas condições, encolher o tamanho de um centímetro ou esticar a duração de um segundo. E o pior: a modificação sobre um estava atrelada à transformação do outro. Ou seja: o tempo era, do ponto de vista físico, indistinguível do espaço.

 
No universo tudo é energia.


É o caso das forças, como o eletromagnetismo, são feitas de partículas, que funcionam como "átomos" de energia. As da nuclear forte, por exemplo, receberam o nome de glúons. As do eletromagnetismo, fótons.

São os fótons responsáveis para nos comunicar pelos telefones móveis (celular), sem fio,  se comunicam trocando fótons.

Ou seja, se a Teoria das Supercordas estiver certa, o Universo deve estar cheio de dimensões enroladas e, portanto, invisíveis.




O Atomismo Grego

Demócrito afirma na sua teoria Atomística que o universo tem uma constituição elementar única que é o átomo, partícula invisível, indivisível, impenetrável e animada de movimento próprio. As vibrações dos átomos provocam todas as nossas sensações.



Teoria da Relatividade. Nesta teoria, matéria e energia passam a ser relacionadas de modo mais estreito, podendo energia se transformar em matéria e matéria se transformar em energia. Einstein assim apresenta sua ideia:


" Seguiu-se a partir da teoria da relatividade especial que massa e energia são dois, mas diferentes manifestações da mesma coisa - . Uma concepção um tanto desconhecido para o homem médio Além disso , a equação E é igual a MC² em que a energia é apenas igual à massa multiplicado com o quadrado da velocidade da luz , mostrou que a quantidade muito pequena de massa pode ser convertida em uma muito grande quantidade de energia e vice-versa - que a massa é energia , foram , de facto, equivalente , de acordo com a fórmula referida antes " .


 
Todas as coisas existentes na natureza são constituídas de átomos (unidade básica de formação das moléculas), a menor estrutura que representa as propriedades físicas e químicas dos elementos ou suas combinações. A estrutura de um átomo e o Sistema Solar é semelhante, pois consideramos que o núcleo do átomo fica concentrado na massa, assim como o Sol; e as partículas girando ao seu redor, denominadas elétrons, são equivalentes aos planetas. Como o Sistema Solar, o átomo possui grandes espaços vazios, que podem ser atravessados por partículas menores do que ele.


 O Macrocosmo e o microcosmo





No estudo da Ciência, a composição do Universo é dividida em duas entidades – matéria e energia.

A matéria inclui os materiais que formam o Universo: as rochas, a água, o ar e a multiplicidade de coisas vivas. Tudo que é sólido, liquido ou gasoso é uma forma de matéria.

Energia se transforma em matéria e matéria se transforma em energia, como o hidrogênio e o oxigênio, são matérias invisíveis e que unidos passam a serem matéria concreta; H²O = Água.


Espirito e Alma = Corpo


Então podemos concluir que somos átomos e em vibração.

Essa vibração da energia produzida pelas nossas emoções vai interferir no nosso tempo.


Você pode mudar qualquer pensamento, emoção sentimento ou comportamento  que você identifique como prejudicial a você!   Se considerarmos que tudo é energia.

Na Natureza nada se perde. Tudo se cria e tudo se transforma.

Importante então é saber viver, viver o tempo com felicidade.


“A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive” (Mahatma Gandhi).


Assim o futuro é visto como possível de se controlar, sendo esse controle dependente da crença na razão e objetivo de alcança-lo.


 
Que futuro, quero para mim?

A visualização do futuro no presente passa a orientar a própria conduta humana.


Paulo Freire

“O tempo que levaria dizendo que para haver alegria (...) é preciso primeiro mudar radicalmente o mundo é o tempo que perdemos para começar a inventar e a viver a alegria.”

                                                       (Do filme: Poder além da vida.)

“O presente identifica o momento no qual, amparada pela experiência do passado e lançando mão da razão, a humanidade projetaria seu futuro.” (Oliva-Augusto)


Pedra Bruta – o Homem sem consciência.






 

Pedra Lapidada -  O homem com consciência de si mesmo.

 
Somos assim. A Pedra mais preciosa que esconde atrás da grosseira aparência um brilho peculiar disfarçado. Pedra que precisa ser minuciosamente trabalhada para mostrar os mais belos atributos encobertos no âmago, sob ásperas camadas adquiridas na vida.
No homem, este brilho almejado é o que se converte naturalmente em virtudes, de bom caráter e gestos de amor.  É o brilho de intensa e irradiante luz capaz de iluminar a todos. Brilho da verdadeira e mais rara joia.







 
“Então desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto ao rumo da felicidade”
Carlos Drumont de Andrade